sábado, 13 de dezembro de 2014

A História da Minha Vida – fragmento 26 – Felipe Amaral

Fragmento 26



Ó Deus, sou um mero ser que sonha. Há sonhadores em todos os cantos. Não precisaria ir longe para encontrá-los por aí. A vida deleita-se nos sonhadores, mas termina por matar muitos deles de fome. Na sarjeta. O lodo os consome. Quero estar livre. Livre da negra sorte. Rindo. Não admiro a lua em vão. Não escrevo o que escrevo buscando o nada. O vazio não me atrai. Às vezes, busco-o, mas não para pairar no vazio para sempre, mas para concentrar-me, de antemão, em algo vislumbrado no vazio. E a noite esfria. Os copos enchem-se de café. O café (estabelecimento!) enche-se de gente. São pessoas que buscam tudo. São aventureiros. Como o são os roteiristas de cinema. Como o são os cineastas. Gosto dos cineastas. São pessoas que fazem coisas produtivas com seus sonhos. São poucos que têm o privilégio de fazê-lo. São poucos. Talvez deva ir longe. Não voltar. Retornar só em mente quando sentir saudades. Não senti-las. Viver leve para com os sentimentos e duro para com os sofrimentos. Leve – sorver o melhor; duro – engolir seco sem chorar. Nem hesitar deveria. Deveria evitar o mal de ficar aqui. O povo não sabe o que sobrou daquilo que fez com a cidade. Iludem-se pensando que restou algo prestável. São amantes de si mesmos. O guerreiro deve se manter, ao máximo, longe de trechos, dentro dos quais, possa vir a ser encurralado: erro “Crasso”! Não estou a fim de bancar o jantar. Peço uma mesa para um e saio pela tangente quando termino. Os homicidas não me vêem. Quando notam, estou distante. O ônibus já tem me pego. E eu retorno ao lar. O colchão espera-me. Deito e durmo. Sonho em não mais precisar sonhar acordado, só viver uma realidade onírica. Boa noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário