quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nada há pra se comparar/ Com a ceia de Natal

Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal
1
O – Quero chamar meus parentes
F – Que moram noutro setor
O – Pra “celebrar” com amor
F – E união dias ridentes
O – De Natal, “onde” os presentes
F – Se espalham pelo local...
O – E na ceia, o pessoal
F – Haverá de se fartar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
2
F – Minha ceia será grande
O – E eu quero compartilhá-la,
F – Ver os parentes na sala
O – Que pra cozinha se expande.
F – Servir com açúcar cande
O – Chocolate especial
F – Com leite quente “Ideal”
O – E de riso os saciar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
3
O – Todos prontos para a ceia,
F – Faremos uma oração
O – E, depois, co' animação
F – Veremos a mesa cheia
O – De um banquete que permeia
F – O estômago, de formal tal,
O – De um prazer sem igual
F – Mais do que qualquer jantar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
4
F – Quero ver todos contentes
O – E prontos pra comezaina.
F – Aliviados da faina
O – Dos árduos expedientes
F – Pra comerem sorridentes
O – A ceia descomunal
F – Que hei de servir no local
O – A todos os que abrigar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
5
O – Quando é dia, eu me arrumo
F – Com alto esmero e capricho
O – Nada casual e mixo
F – Pra' acolher, como costumo,
O – Todos com' os quais eu assumo
F – Uma união fraternal,
O – Celebrando a cordial
F – Data em um lauto jantar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal
6
F – Quando é Natal, eu me apronto
O – Pra receber cada amigo
F – Pra cear no meu abrigo
O – E, em alegria, eu desponto,
F – Ressaltando cada ponto
O – Dessa festa divinal
F – Ao servir o habitual
O – Banquete que incensa o lar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
7
O – Todos felizes, fazemos
F – A' escolha mais adequada
O – De uma canção esperada
F – Por todos que ali nós vemos
O – E entoamos em extremos
F – De satisfação real
O – E o âmago sentimental
F – Chega a se regozijar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
8
F – Na mesa há vinho e “refri”,
O – Há pizzas com peperone,
F – Queijo minas, provolone,
O – De coalho e catupiri...
F – Há torta de abacaxi,
O – Bolo, pudim, cereal,
F – Creme e suco natural,
O – Farofa e frutos do mar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
9
O – Serve-se até canelone,
F – Pão de queijo e talharim,
O – Pastel, coxinha e quindim,
F – Queijo em pasta e rigatone.
O – Massa em formato de cone
F – Com frango pimenta e sal,
O – Água tônica mineral,
F – “Escargô” e caviar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
10
F – Sirvo omelete e purê,
O – Salada com vinagrete,
F – Melão cortado “em tablete”,
O – Pavê, Patê e suflê,
F – Fricassê, creme brulê*,
O – Chardonê e água normal,
F – E manteiga vegetal
O – Pra na torrada passar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
*brulée
11
O – Disponho “natcho”* e sorvete,
F – Sacolé e picolé,
O – Jujuba, bala e “chiclé”
F – Pra criança em meu banquete...
O – Também musse e rabanete,
F - “Tiramissu”*com cacau,
O – Xerém, coalhada, mingau
F – E ração alimentar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
*nacho
*Tiramisu
12
F – Eu ponho à mesa legume
O – Com cheiro verde e tomate,
F – Pimenta cor de escarlate
O – E, para dar um perfume
F – Na salada (é já costume!),
O – Manjericão que, afinal,
F – Dá um toque especial
O – No que vai se apresentar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
13
O – No arroz, cuscuz e feijão
F – Tem cenoura, alho e repolho,
O – Coentro, acelga e sal no molho,
F – Couve-flor e pimentão,
O – Umas gotas de limão,
F – Alfavaca e colorau,
O – Cominho e azeite de um grau
F – De qualidade sem par.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
14
F – De frutas, uma pletora:
O – Morango, pequi, caqui,
F – Kiwi, pêssego e buriti,
O – Pera (^), jaca, figo e amora...
F – Manga colhida na flora,
O – Romã, pinha de um “frutal”,
F – Lima que nasce em quintal
O – E abacate de pomar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.
15
O – Tem tanto do alimento
F – Na minha ceia modesta
O – Que uma “poesia” desta
F – Não traria um só por cento
O – De tudo o que no aposento
F – Do lar eu sirvo. Afinal,
O – Meu banquete colossal
F – Ninguém consegue elencar.
Nada há pra se comparar
Com a ceia de Natal.

O= Osvanildo Almeida; F= Felipe Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário