A SALVAÇÃO É
PRA TODOS!
Texto-Chave:
(TITO 2:11)
PORQUE A GRAÇA
DE DEUS SE HÁ MANIFESTADO, TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS.
INTRODUÇÃO
A Bíblia mostra de variadas
maneiras que Deus propiciou a salvação para todos. Umas vezes de forma
indireta, outras, de forma direta, mas sempre de modo a nos chamar a atenção
para o fato que Ele nunca fechou os olhos para a logicidade que Ele mesmo pôs
impressa em toda a criação, inclusive em nossa mente! A qual “reclama” eqüidade
(igualdade, retidão, justiça) em todas as ações passíveis de realização... E o
ato julgar também está sujeito a “essa ordem”!...
E, tendo em mente que julgar
pressupõe salvar ou condenar, encontramo-nos aqui a fim de apresentar não só o
fato de que Deus põe à disposição de todos a salvação, mas também o suporte
lógico para se crer nessa oferta universal.
CORPO DA
MENSAGEM-ESTUDO
1º PARTE:
A)
Deus não faz acepção de pessoas para a
salvação.
(Deuteronômio 10:17) - Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses,
e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz
acepção de pessoas, nem aceita recompensas.
(II Crônicas 19:7) - Agora,
pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no
SENHOR nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.
B)
Não fazer acepção de pessoas é uma “lei
moral”!
(Deuteronômio 16:19) - Não
torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto
a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
C)
Fazê-lo quebraria o “princípio da eqüidade”
de Deus.
(Salmos 98:9) - Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar
a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.
(Hebreus 1:8) - Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono
subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
(Provérbios 20:23) - Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e
balança enganosa não é boa.
2º PARTE
A)
Deus dá chance a todos em todo lugar.
(Atos 14:16) - O qual nos
tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
(Atos 14:17) - E contudo, não
se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos
chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos
corações.
(Romanos 1:20) - Porque as suas
coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a
sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis.
(Salmos 19:1) - OS céus
declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
(Salmos 19:2) - Um dia faz
declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
(Salmos 19:3) - Não há
linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
(Salmos 19:4) - A sua linha
se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo.
(Romanos 10:18) - Mas digo:
Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,
E as suas palavras até aos confins do mundo.
(Romanos 2:14) - Porque,
quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da
lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
(Romanos 2:15) - Os quais
mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua
consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.
B)
Isso porque Cristo morreu por todos desde
a fundação do mundo (Ap 13:8b).
(I João 2:2) - E ele é a
propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos
de todo o mundo.
(João 3:17) - Porque Deus
enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o
mundo fosse salvo por ele. (cf. João 3:19 para saber a quem ele se refere
quando fala mundo. Resp: “aos homens” todos!)
(I João 4:14) - E vimos, e
testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
(Romanos 5:18) - Pois assim
como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação,
assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens
para justificação de vida. (Cf. com Romanos 5:12 para entender que um ato
pecaminosos afetou-nos, passando a todos, assim também, segundo Rm 5:18, um ato
de justiça “possibilitou” salvação a todos (Rm 11:32). E isso não quer dizer
que todos se salvam sem uma tomada de decisão (Lc 15:17; Dt 30:14-20).
C)
E o ser humano é capaz de, pela fé,
receber a salvação. Pois a fé não precede a salvação, mas é a condição para
salvar-se.
Sobre os textos abaixo:
(Efésios 2:8) - Porque pela
graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (é
bom certificar-se que o pronome demonstrativo “isto” refere-se “ao fato de ser
salvo”, não à fé. Do contrário teria sido vertido o texto assim: ...e “esta”
não vem de vós, é dom de Deus)
(II Tessalonicenses 3:2) - E
para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de
todos. (é bom certificar-se que o texto não diz que todos não podem se
converter genuinamente (At 17:30; II Pe 3:9; I Tm 2:3,4; Ez 18:23), mas que
alguns “não compartilham dessa fé”, “renegam essa fé apresentada” (At 7:51),
“não têm essa crença”. Perceba que o texto não diz que “a fé não é para todos”.
Pois, ainda que fosse entregue, teria que estar à disposição de todos, já que
Deus não faz acepção de pessoas. Se é onipotente, pode tudo; se é
onibenevolente, ama a todos (Sl 145:9; João 3:16). Seus atributos andam juntos
e não destoam um do outro).
D)
Deus não pode oferecer uma salvação da
qual o ser não tem capacidade de se apropriar e ainda responsabilizá-lo por não
a aceitar, pois isso quebraria o “princípio moral da responsabilidade”.
Veja:
(João 9:40) - E aqueles dos
fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos
cegos?
(João 9:41) - Disse-lhes
Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis:
Vemos; por isso o vosso pecado permanece. (aqui se percebe claramente que, se
eles não tivessem capacidade para obrar a ação requerida, não poderiam ser
culpados por não a fazer. Pois Deus não cobra o impossível! E, ainda que,
alguns, insistam em textos como Mateus 5:48 – sede perfeitos como é perfeito vosso
Pai que está nos céus – para respaldar “a cobrança do impossível” por parte de
Deus, podemos citar Mateus 19:21 – se queres ser perfeito, vai, vende
tudo quanto tens e o dá aos pobres... – alinhado com Eclesiastes 7:20 – na
verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque – e
argumentar que a Bíblia não dá qualquer base para se afirmar que o homem será
“irretocável” enquanto neste mundo viver e que, se Jesus que o mancebo rico se
tornaria perfeito o seguindo, isso se deve, pura e simplesmente, pelo
fato de ele vir a estar em Cristo, não que Ele não soubesse o que diz Ec
7:20 ou I Reis 8:46; II Crônicas 6:36; I João 1:8, 10; Pv 20:9; I Tm 1:15,
todas passagens inspiradas por Ele mesmo para retratarem a verdade sobre o
homem! Como diz Colossenses 2:10 – Estias perfeitos n’Ele...
E)
Deus não coage ninguém à salvação, pois
isso implicaria numa robotização da criatura e, conseqüentemente, num
“determinismo fatalista”.
Veja:
(Mateus 23:37) - Jerusalém,
Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas
vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos
debaixo das asas, e tu não quiseste!
(Atos 7:51) - Homens de dura
cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito
Santo; assim vós sois como vossos pais.
(Provérbios 23:26) - Dá-me,
filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
(Josué 24:23) - Deitai, pois,
agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso
coração ao SENHOR Deus de Israel.
(Deuteronômio 30:15,17, 18a)
- Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal. Porém se
o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores
seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos
denuncio hoje...
CONCLUSÃO
Conclui-se, pois, que Deus,
para compensar todos os seus próprios pré-requisitos lógico-morais, e como um
Ser que não pode se contradizer (I Tm 2:13), oferece-nos a sua salvação,
corroborando com isso o seu senso perfeito de responsabilidade e justiça a
refletir o seu imenso amor.
Diante disso, olhemos para
Deus, que é a própria verdade (Dt 30:4c), e nos arrependamos dos nossos atos de
injustiça e qualquer outro tipo de incongruência moral para termos perfeita
comunhão com Ele, mediante a fé em Cristo Jesus, nosso Redentor, que nos
aproxima d’Ele pelo seu sangue purificador (I João 1:7) e nos dá total
libertação (João 8:32) pelo seu nome, pois que nenhum outro há, dado entre os
homens pelo qual devamos ser salvos (At 4:12). Amém!
PREGADOR: FELIPE AMARAL
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