terça-feira, 12 de junho de 2012

Estudo religioso

A SALVAÇÃO É PRA TODOS!

Texto-Chave:

(TITO 2:11)
PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE HÁ MANIFESTADO, TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS.


INTRODUÇÃO

A Bíblia mostra de variadas maneiras que Deus propiciou a salvação para todos. Umas vezes de forma indireta, outras, de forma direta, mas sempre de modo a nos chamar a atenção para o fato que Ele nunca fechou os olhos para a logicidade que Ele mesmo pôs impressa em toda a criação, inclusive em nossa mente! A qual “reclama” eqüidade (igualdade, retidão, justiça) em todas as ações passíveis de realização... E o ato julgar também está sujeito a “essa ordem”!...

E, tendo em mente que julgar pressupõe salvar ou condenar, encontramo-nos aqui a fim de apresentar não só o fato de que Deus põe à disposição de todos a salvação, mas também o suporte lógico para se crer nessa oferta universal.



CORPO DA MENSAGEM-ESTUDO


1º PARTE:

A)                  Deus não faz acepção de pessoas para a salvação.

(Deuteronômio 10:17) -  Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas.
(II Crônicas 19:7) - Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.

B)                  Não fazer acepção de pessoas é uma “lei moral”!

(Deuteronômio 16:19) - Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.

C)                  Fazê-lo quebraria o “princípio da eqüidade” de Deus.

(Salmos 98:9) -  Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.
(Hebreus 1:8) -  Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
(Provérbios 20:23) -  Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e balança enganosa não é boa.


2º PARTE

A)                  Deus dá chance a todos em todo lugar.

(Atos 14:16) - O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
(Atos 14:17) - E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
(Romanos 1:20) - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.
(Salmos 19:1) - OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
(Salmos 19:2) - Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
(Salmos 19:3) - Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
(Salmos 19:4) - A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo.
(Romanos 10:18) - Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.
(Romanos 2:14) - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
(Romanos 2:15) - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.

B)                  Isso porque Cristo morreu por todos desde a fundação do mundo (Ap 13:8b).

(I João 2:2) - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
(João 3:17) - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (cf. João 3:19 para saber a quem ele se refere quando fala mundo. Resp: “aos homens” todos!)
(I João 4:14) - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
(Romanos 5:18) - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. (Cf. com Romanos 5:12 para entender que um ato pecaminosos afetou-nos, passando a todos, assim também, segundo Rm 5:18, um ato de justiça “possibilitou” salvação a todos (Rm 11:32). E isso não quer dizer que todos se salvam sem uma tomada de decisão (Lc 15:17; Dt 30:14-20).

C)                  E o ser humano é capaz de, pela fé, receber a salvação. Pois a fé não precede a salvação, mas é a condição para salvar-se.

Sobre os textos abaixo:

(Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (é bom certificar-se que o pronome demonstrativo “isto” refere-se “ao fato de ser salvo”, não à fé. Do contrário teria sido vertido o texto assim: ...e “esta” não vem de vós, é dom de Deus)
(II Tessalonicenses 3:2) - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. (é bom certificar-se que o texto não diz que todos não podem se converter genuinamente (At 17:30; II Pe 3:9; I Tm 2:3,4; Ez 18:23), mas que alguns “não compartilham dessa fé”, “renegam essa fé apresentada” (At 7:51), “não têm essa crença”. Perceba que o texto não diz que “a fé não é para todos”. Pois, ainda que fosse entregue, teria que estar à disposição de todos, já que Deus não faz acepção de pessoas. Se é onipotente, pode tudo; se é onibenevolente, ama a todos (Sl 145:9; João 3:16). Seus atributos andam juntos e não destoam um do outro).


D)                  Deus não pode oferecer uma salvação da qual o ser não tem capacidade de se apropriar e ainda responsabilizá-lo por não a aceitar, pois isso quebraria o “princípio moral da responsabilidade”.
Veja:
(João 9:40) - E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
(João 9:41) - Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. (aqui se percebe claramente que, se eles não tivessem capacidade para obrar a ação requerida, não poderiam ser culpados por não a fazer. Pois Deus não cobra o impossível! E, ainda que, alguns, insistam em textos como Mateus 5:48 – sede perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus – para respaldar “a cobrança do impossível” por parte de Deus, podemos citar Mateus 19:21 – se queres ser perfeito, vai, vende tudo quanto tens e o dá aos pobres... – alinhado com Eclesiastes 7:20 – na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque – e argumentar que a Bíblia não dá qualquer base para se afirmar que o homem será “irretocável” enquanto neste mundo viver e que, se Jesus que o mancebo rico se tornaria perfeito o seguindo, isso se deve, pura e simplesmente, pelo fato de ele vir a estar em Cristo, não que Ele não soubesse o que diz Ec 7:20 ou I Reis 8:46; II Crônicas 6:36; I João 1:8, 10; Pv 20:9; I Tm 1:15, todas passagens inspiradas por Ele mesmo para retratarem a verdade sobre o homem! Como diz Colossenses 2:10 – Estias perfeitos n’Ele...

E)                   Deus não coage ninguém à salvação, pois isso implicaria numa robotização da criatura e, conseqüentemente, num “determinismo fatalista”.
Veja:
(Mateus 23:37) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
(Atos 7:51) - Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
(Provérbios 23:26) - Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
(Josué 24:23) - Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao SENHOR Deus de Israel.
(Deuteronômio 30:15,17, 18a) - Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos denuncio hoje...



CONCLUSÃO

Conclui-se, pois, que Deus, para compensar todos os seus próprios pré-requisitos lógico-morais, e como um Ser que não pode se contradizer (I Tm 2:13), oferece-nos a sua salvação, corroborando com isso o seu senso perfeito de responsabilidade e justiça a refletir o seu imenso amor.

Diante disso, olhemos para Deus, que é a própria verdade (Dt 30:4c), e nos arrependamos dos nossos atos de injustiça e qualquer outro tipo de incongruência moral para termos perfeita comunhão com Ele, mediante a fé em Cristo Jesus, nosso Redentor, que nos aproxima d’Ele pelo seu sangue purificador (I João 1:7) e nos dá total libertação (João 8:32) pelo seu nome, pois que nenhum outro há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos (At 4:12). Amém!


PREGADOR: FELIPE AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário