segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Na ceia eu vou me fartar/ De tudo o que é de alimento

Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
1
A casa vai ficar cheia
De amigos e visitantes
E eu vou servir, como antes,
Uma copiosa ceia.
E todos, na minha aldeia,
Desfrutarão do momento
Gozando do provimento
Que, à mesa, eu vou colocar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
2
Eu vou servir salpicão,
Coxinha, empadão, croquete,
Pastel, bisteca, baguete,
Vinagrete, requeijão,
Talharim com parmesão,
Sorvete em congelamento,
Pão ázimo e pão com fermento,
Moqueca, torta e manjar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
3
Vou servir aveia e mel,
Cereal, leite e geléia,
Carne de arraia e moréia,
“Vitamina” e coquetel,
Vinho branco e moscatel,
Pernil inda em cozimento,
Pato e peru suculento,
Escargô e caviar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
4
Vou botar na mesa bolo,
“Pizza”, quiche e canapé,
Pavê, panqueca e até
Bala, bombom e “consolo”,
Lingüiça servida em rolo,
Salsicha pra o incremento,
Suco e “refri” pra o sedento,
Salada e frutos do mar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
5
Vou dispor patê com passas,
Batata frita e maxixe,
Pão-de-queijo, sanduíche,
Champanha pra' encher as taças,
Doces, pastas, pães e massas
Do mais amplo sortimento,
E um grande abastecimento
De frutos que há no pomar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
6
Vou oferecer farofa,
Estrogonofe e lasanha,
Porco cozido na banha,
Cerveja que o bucho fofa,
Água fria ao que se esbofa
Devido' a' um engasgamento
Co' uma espinha no intento
De da traíra provar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
7
Vou ofertar fricassê,
Crepe, brioche e bisnaga,
Musse, pudim e, na vaga,
Glacê na broa e suflê,
Chantili pra o “patetê”
Ter um cabal complemento,
Brote e fubá farofento
E bolacha circular.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento
8
Vou expor na mesa espeto
De churrasco de novilho,
Chocolate no sequilho,
Carne de frango em graveto,
Chá de boldo e café preto,
Leite de cabra e rebento
De avestruz pra o implemento
Do banquete do jantar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento.
9
Vou colocar pra o banquete
Mortadela, atum, presunto
E almôndega pra servir junto
Co' as “nascas” do rabanete,
Creme e bolas de sorvete
Por cima, escorrendo lento,
Nozes pra o revestimento
E pistache pra' enfeitar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento.
10
Vou passar amendoim
De mão em mão agilmente
Pra servir de aperiente
Com pedaços de alfenim...
Chá de romã e alecrim,
Malva, mastruz e “sarmento”
De raiz que dê sustento
Pra o corpo fortificar.
Na ceia eu vou me fartar
De tudo o que é de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário