terça-feira, 19 de novembro de 2013

De tudo eu como dobrado / No banquete da "Virada"


De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".

1
Só gosto de fazer ceia
Com cardápio bem extenso,
Pois, em casa, eu não dispenso
Uma mesa grande e cheia.
No Natal a coisa é "feia"
E, no Ano Novo, é "pancada",
Que a comilança é "pesada"
No dia comemorado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
2
Você não faz nem idéia
Do que eu sirvo em minha casa.
É tanta que se extravasa
A comida na' assembléia.
Que eu alimento a platéia
De uma forma "amundiçada"
E a ceia é acanalhada
Pra não deixar desagrado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
3
Mas pra você se inteirar
Do que eu sirvo aos que convido,
Vou atender seu pedido,
Mesmo sem você rogar.
Tentarei enumerar
Os itens da ceia dada.
Segure aí a "carrada",
Que a lista é peso pesado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
4
É torta, é bolo, é lasanha,
Charllote, merengue e molho,
Feijoada com repolho,
Carne com banha e sem banha.
Pistache, amêndoa, castanha,
Pé-de-moleque e cocada,
Lombo de porco e buchada,
"Picolé quente" e gelado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
5
"Pizza", pudim e panqueca,
Chicória, alface e tomate,
Carne saída do abate,
Bobó, baguete e bisteca.
Xerém com leite e moqueca,
Salsicha com noz-moscada,
Lingüiça, tripa torrada
E alcatra de boi cevado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
6
Brócolis, couve e salsinha,
Maxixe, espinafre e coentro,
E folhas de louro dentro
De um pernil com cebolinha.
Manjericão na sardinha,
Cheiro-verde na salada
E óleo e páprica picada
Por cima de um pato assado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
7
Sorvete, musse e suflê,
Creme de leite e morango,
Crepe de limão e frango
Com azeite de dendê.
Calda de ameixa e glacê
Numa fatia cortada,
Bala, chiclete e coalhada,
Sopa e toicinho torrado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
8
Ponche, Coca, Fanta e vinho,
Suco de manga e melão,
Melancia, uva e mamão,
Sukita, Skinka e "Toddinho".
Salame no "arrumadinho",
Almôndega fatiada,
Presunto na "malassada",
Queijo e manteiga de gado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
9
Dropes, "tijolo" e sequilho,
Bolacha, biscoito e mel,
Paçoca, pavê, pastel,
Pirulito e pão-de-milho.
Canela em pó que eu polvilho
Por cima da goiabada,
Molho de macarronada
No espaguete espalhado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
10
Rum no chá de erva-cidreira,
"Mojito*", vodca e burbom,
Vitamina feita com
O fruto da bananeira.
Chantili na batedeira
Misturado à marmelada,
Catupiri na empada,
Quibe e torresmo tostado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
*lê-se "mô-rri-to"
11
"Baião-de-dois" com cuscuz,
"Sanduba", coxinha e nozes,
Conhaque servido em doses,
Vinagrete com chuchus.
Carne de ganço e avestruz,
Badejo, solha (^) dourada
Na panela, rodeada
De tomate picotado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
12
Bolas de sorvete em taça
Com calda de framboesa,
Tofu, peru sobre a mesa,
Doce de leite e uva-passa.
"Pizza" quente cuja massa -
Fofa, lisa e arredondada -
Tem mozarela agregada
Ao seu formato "ovalado".
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
13
Queijo-prato e panetone,
Azeitona no palito,
Atum, salmão com palmito,
Macarrão com peperone.
Ravióli e canelone,
"Risole", nhoque e gemada,
Pão-de-queijo de fornada
Que incensa a cozinha ao lado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
14
Traíra, tilápia e truta,
Piaba, pirarucu,
Lambari, carpa e pacu,
Dos tais meu bródio desfruta.
Toda salada de fruta
E toda carne empanada,
Nabo, cenoura ralada,
Alho e quiabo picado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
15
Arroz de leite e polenta,
Umbuzada e salpicão,
"Suspiro" e sopa com pão
E até pastilha de menta.
"Filé-mignon*" que se esquenta
Numa chapa laminada,
"Champignon*" e rabanada
E camarão que é pescado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
*Lêem-se respectivamente:
"minhom" e "champinhom"
16
Macaxeira com inhame,
Batata frita com bofe,
Jerimum e estrogonofe
E "paella*" com salame.
E, pra que ninguém reclame,
Picanha, que, ao povo, agrada,
Maminha na brasa assada
E cerveja no engradado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
*Lê-se "paêlha"
17
"Quiche", rosbife e "cannoli*",
"Petit Gâteau*", gelatina,
Cajuína, tubaína,
Chocolate e rocambole.
Geléia gelada e mole,
Lentilha quente e escaldada,
Esfirra bem preparada,
Canja, salsão e linguado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
*Lêem-se respectivamente:
"Canóli" e "petí gatô"
18
Frangote, guiné, perdiz,
Rolinha, faisão e pinto,
Vinho bordô, branco e tinto,
Garnisé e codorniz.
Jabá que atiça o nariz
Quando a carne é cozinhada,
Charque, fiambre e camada
De bolo bem recheado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
19
Marisco, polvo e corvina,
Dourado com berinjela
E galinha à cabidela
Untada na margarina.
Figo, Quiuí, tangerina,
Laranja e romã cortada,
Fricassê, ragu, peixada
E capão bem temperado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
20
Acarajé, vatapá,
Cachorro-quente e "sucrilhos"
Mesclados sem empecilhos
No caldo do mucunzá.
Beiju, beijo-de-sinhá,
Tapioca amanteigada,
Beira-seca apimentada,
Broa e brote esfarelado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
21
Mingau, rolete de cana,
Marmita de caçarola,
Pão-de-Ló e mariola,
Caldo de cana caiana.
Pelota, que a fome engana,
Fuba (ú), que é adocicada,
Bolo-de-caco e torrada,
Rabanete acebolado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".
22
Aveia e avelã colhido,
Farinha láctea com leite
E, ainda, pra o meu deleite,
Feijão com arroz mexido.
Ervilha, milho moído
Na pamonha colocada*
Na mesa bem arrumada
Pra o banquete mencionado.
De tudo eu como dobrado
No banquete da "Virada".

* "colocada" concorda com "pamonha"
e não com "milho moído". Cuidado!

23
Mesmo não vendo completa
A lista do que é servido,
Eu, cá, vou ser comedido
E vou tomar outra meta.
Visto que já fiz concreta
Minha palavra empenhada,
Findo aqui minha empreitada
Co'o pouco que foi citado,
MAS EU VOU COMER DOBRADO
NO BANQUETE DA VIRADA!!!


Autor: Roberto Felipe Melo Leite do Amaral

Vulgo: RF Amaral ou Poeta Felipe Amaral
Ou ainda MC Leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário